MOM 2015 TOP30 - Part 1/6

By Guzz69 - janeiro 09, 2016

Devido ao grande número de álbuns que tive a oportunidade de ouvir durante os últimos 12 mêses (mais de 1300), resolvi mais uma vez listar os 30 melhores que popularam meu iTunes player em 2015.

Em breve disponibilizarei também um podcast destacando músicas de todas essas bandas/álbuns através de uma super playlist com temas inéditos em nossa programação.

Desta vez inclui algumas bandas Brasileiras entre os melhores álbuns, não por puxa-saquismo, mas sim porquê não ficam nem um milímetro atrás das principais referências internacionais em termos de rock e metal mundial.

Trata-se de um TOP de escolhas estritamente pessoal, ordenado alfabeticamente, e que representa bem o carácter sem fronteiras do Metal Open Mind.

Os primeiros 5 grandes destaques de 2015, você confere agora nas sumárias resenhas abaixo.

Gustavo Scafuro
[dj Guzz69]

30


Décimo segundo trabalho de longa duração do grupo Finlandês AMORPHIS, Under the Red Cloud traz mais vez um trabalho maduro, inspirado nos poemas do épico Kalevala, e cravado com a força ímpar do death metal característico de seus primórdios, porém extremamente bem doseado com as sempre bem vindas incursões folk e progressivas, já habituais nos últimos anos de carreira. O resultado impressiona, principalmente pela notável capacidade de criar paisagens melódicas e refrões memoráveis, feito pouco comum nas bandas congêneres, invariavelmente incapazes de produzir algo original dentro de um gênero tão obtuso como o death metal.

29


Depois de renascer com o vocalista italiano Fabio Leoni (Rhapsody of Fire) em 2013 na tour de 20 anos do debut Angels Cry, o ANGRA teve paciência e muita competência para produzir sob a alçada de Roy Z, o aguardado regresso de estúdio Secret Garden. Uma obra conceitual que conta com ilustres cantoras convidadas (Simone Simons do Epica e Doro Pesch), para além das surpreendentes incursões vocais do guitarrista Rafael Bittencourt, e da invejável estréia de Bruno Valverde na secção rítmica da banda, trazendo diversidade, muita coesão técnica e emoção, nesta obra que consolida o grupo de Kiko Loureiro (atualmente no Megadeth) como um dos melhores do mundo dentro do heavy metal melódico de contornos sinfônicos.

28


Arcturian, é o regresso de estúdio da banda de avant-garde metal ARCTURUS que reúne músicos de renome na cena black metal Norueguesa como Hellhammer, Sverd e ICS Vortex. Após um hiato de 10 anos e muitas especulações sobre seu prematuro fim, o projeto mostra que ainda tem muita lenha para queimar com um álbum desconcertante, imprevísivel e surpreendentemente original. Recomendado a fans de Black Metal que buscam um algo mais num gênero demasiadamente restrito e esteriotipado.

27


Editado na segunda metade de Dezembro, Purple, o quarto trabalho de longa-duração do BARONESS, era ansiosamente aguardado, e rapidamente se transformou num dos destaques do ano, de forma unânime entre críticos e fãs. A banda norte-americana, oriunda de Savannah na Georgia, pratica uma sonoridade híbrida, alternativa e original, que ainda carrega traços da crudeza do início sludge, porém lapidada como um jóia rara, com acabamento progressivo e zeloso de melodiosas harmonias. Um álbum repleto de implosões de energia que cativam faixa a faixa, mostrando um ótimo entrosamento da nova dupla na seção riítmica, Nick Jost e Sebastian Thompson. A cereja do bolo é a belíssima ilustração da capa, mais uma vez a cargo do vocalista John Dyer Baizley.

26


Apesar de Purgatory ser meu primeiro contato com esta excelente banda de prog-power metal do Canadá, este já é seu terceiro album de longa duração, e o primeiro a ganhar maior exposição fruto do contrato com o selo alemão AFM Records. A sonoridade pesada, dinâmica e extremamente sentimental do BOREALIS, se equipara aos melhores momentos de nomes sonantes do gênero como Symphony X e Evergrey. Uma verdadeira montanha russa de emoção em forma de música, com claro destaque para os vocais emotivos do guitarrista Matt Marinelli.

  • Share:

You Might Also Like

2 comments