MOM 2015 TOP30 - Part 5/6

By Guzz69 - janeiro 09, 2016

10


Acompanho o trabalho do Porto-Riquenho Jeff Scott Soto desde a primeira metade da década de 80, quando deu voz aos dois primeiros álbuns do então jovem guitarrista Suéco Yngwie Malmsteen. Em mais de 30 anos de uma carreira irrepreensível, foi a voz e alma de inúmeros projetos, tendo como auge as tours com Journey em 2006/2007. Jeff é incansável, e quando não está envolvido em algum novo projeto, concentra-se em sua carreira solo. Após 5 álbuns em nome próprio, decide agora fundar a banda S.O.T.O, promovendo os músicos que o acompanhava nas últimas tours. Entre eles estão dois Brasileiros, a dupla BJ (guitarra/teclas) e Edu Cominato (bateria), para além do experiente baixista David Z.. Ligeiramente mais pesado que seus últimos trabalhos a solo, Inside the Vertigo surpreende pela destreza e coesão dos músicos, num álbum consistente e bem variado, com alguns requintes de modernidade pouco explorados pelo cantor até então.

9


O SKINTRADE é um quarteto oriundo da Suécia, liderado pelo incrível vocalista Matti Alfonzetti, e que demonstrou extremo potencial com a estréia homônima editada em 1993. Com o apogeu do grunge, a década de 90 foi cruel para bandas de hard rock, e o grupo sucumbiu prematuramente. Após insistentes pedidos de fãs, retomam atividades em 2011, editam Refueled em 2014 e agora repetem a dose com o excelente Scarred For Life. Não dá pra acreditar como uma banda tão boa pôde estar no limbo por tanto tempo. Enfim, o importante é que voltaram, afiados e contundentes, com um Hard Rock melódico com pegada, e que não desapontará os fãs mais exigentes do gênero.

8


Parece incrível, mas já se passaram 34 anos desde a fundação deste titã norte-americano que ajudou a estabelecer as bases do Thrash Metal. Neste tempo, o SLAYER foi capaz de sobreviver diversas intempéries, das indas e vindas de bateristas, à doença e consequente morte do guitarrista original Jeff Hanneman. Muitos duvidaram que a banda conseguiria seguir em frente com apenas metade de sua formação original, porém Tom Araya e Kerry King trataram de recrutar substitutos à altura e voltaram a carga com mais um petardo, Repentless, o primeiro fruto do contrato com a Nuclear Blast. Gary Holt e Paul Bostaph, que já haviam tocado juntos no Exodus, encaixaram-se muito bem na engrenagem oleada da banda, acalmaram a angústia dos fãs de carteirinha, e prometem manter a chama viva do "matador" da Califórnia por muito mais tempo.

7


Completando vinte anos de carreira, os Suécos SOILWORK regressam com mais um álbum bombástico e majestoso, The Ride Majestic, o décimo em sua auspiciosa tarefa de tornar o metal extremo num gênero mais melódico e acessível. Dá pra contar nos dedos o número de bandas que consegue criar refrões harmoniosos e memoráveis por cima de blast-beats desenfreados. Competente, técnico e voraz, o quinteto liderado pelo vocalista Björn "Speed" Strid (único remnescente da formação original) é sem dúvida uma das principais referências na evolução da música extrema atual.

6


Outro gigante do prog-metal a completar 20 anos de carreira é o SYMPHONY X, e Underworld está aí para provar que o grupo continua a dar cartas com extrema competência técnica e capacidade de composição. 2015 foi de fato um ano concorrido para seu vocalista Russel Allen, que se dividiu entre diversos projetos (Adrenaline Mob, Level 10 e Joel Hoekstra's 13), fazendo dele um dos vocalistas mais respeitados e requisitados da música pesada atual. Quanto ao álbum em si, foi inspirado nas obras de Dante Alighieri (Inferno e Orpheus in the Underworld), e mesmo não sendo um álbum conceitual, suas músicas funcionam com assim fosse. Intensas e memoráveis, complexas e acessíveis, diretamente do submundo para o mainstream.

  • Share:

You Might Also Like

0 comments