MOM TOP30 2017 Countdown - EARTH ELECTRIC

By Guzz69 - dezembro 21, 2017



Posso afirmar que conheço bem a cena underground Portuguesa, afinal foi o País que me acolheu por 14 anos. Lá fiz muitas amizades com músicos e bandas, principalmente na saudosa Lisboa onde morei, mas também em outros cantos que percorri, de sul a norte do País. Deixei Portugal em 2005 mas o laço permaneceu, sendo recentemente reforçado com a ponte lusófona mensal do Bastardos do Brasil no Eclipse Metálico de Portugal. Foi justamente por esse passado que escolhi retratar Portugal no derradeiro episódio da série de podcasts Atlas do Rock. Eu tinha que encerrar com chave de ouro, de forma especial, destacando o País que viu nascer o projeto Metal Open Mind há 15 anos atrás.

Mesmo estando longe de Portugal há 12 anos, acabei mantendo diversos contatos musicais, e as amizades virtuais perduraram. Talvez por isso tenho sido tão simples produzir esta edição especial,  que será transmitida em exclusivo para a rádio Rock Freeday na véspera de Natal. Dificil mesmo só a tarefa de escolher as melhores entre tantas bandas ativas nos mais diversos sub-gêneros do rock pesado. Felizmente há bandas como o Earth Electric a surgir no País de Camões, bandas que para além do profissionalismo, nos surpreendem por sua peculiar criação artística, tornando as escolhas de escribas como eu um pouco mais fáceis. Aqui no caso, uma obra envolvente e original, denominada "Vol 1: Solar", o ótimo debut de estréia do quinteto de Almada.

A sonoridade do grupo tem a assinatura do guitarrista Norueguês Rune Eriksen (ex-Mayhem), ele que também acumula funções nas bandas Aura Noir e Twilight of the Gods. Na voz temos a hipnotizante soprano Carmen Simoes, que dá o tom etéreo e quase angelical nas viagens musicais e progressivas do grupo. Ouça por exemplo a faixa de abertura "Mountains & Conquerors" com os teclados a darem a tonalidade obscura, num tema que me fez lembrar algo dos Suécos Ghost. Aliás a banda contou com a ajuda do produtor Jaime Gomez Arellano, nome ligado a bandas como Primordial, Sólstafir, e é claro, Ghost. Confira no video abaixo.




O grupo vai buscar referências no hard rock setentista de bandas como Deep Purple e Black Sabbath, e faz um blend musical recheado de riffs contagiosos, e muito misticismo e ritualidade típicos de bandas Nórdicas. Outros temas em destaque são "The Great Vast", "Solar", e "Sabbatical Moons". O álbum conta com uma ótima produção, a começar pela arte da capa, que já coloca o ouvinte intrigado em descobrir o universo deste misterioso e envolvente planeta elétrico. Uma banda para ficar de olho!

  • Share:

You Might Also Like

0 comments