MOM TOP30 2017 Countdown - VUUR

By Guzz69 - dezembro 11, 2017


Todo ano tem aquela estréia que se destaca de toda a competição, trazendo uma sonoridade híbrida e refrescante dentro da cena do rock pesado. É justamente o caso do Vuur, que me conquistou desde o primeiro contato com "My Champion", tema que abre este ótimo debut "In this Moment We Are Free - Cities". O grupo é formado por músicos experientes e pra lá de talentosos, a começar é claro com a belíssima Anneke van Giersbergen, que encabeça mais uma estonteante aventura musical .

Assista o video do single "My Champion - Berlin"



A novidade "Cities" foi lançada em Outubro passado, e traz 11 canções, cada qual dedicada a uma grande capital do mundo, retratando a liberdade na ótica de quem vive numa metrópole. Até o Rio de Janeiro surge representado no tema "Freedom - Rio", em jeito de balada espirituosa, e com doses homeopáticas de peso. Vale lembrar que Anneke esteve no Brasil em 2015, na altura com o The Sirens, onde reinterpretou clássicos de seu início de carreira com o The Gathering.

O nome Vuur traduzido do Holandês significa "Fogo", e pode ser interpretado como "Paixão" ou "Combustível". E aqui no caso o combustível é o amor pela música pesada. Vuur foi escolhido para representar a faceta mais intensa e progressiva de Anneke. O diferencial é que o grupo consegue equilibrar o peso e a melodia de forma exemplar. O tom geral é melancólico e de grande carga dramática, quase pomposo em alguns momentos, mas super convincente em sua maior parte.

O instrumental é trampado e bem coeso, cortesia de ótimos músicos recrutados do line-up live do The Gentle Storm (último projeto musical de Anneke com Arjen Lucessen), somado ao guitarrista Jord Otto (ex-ReVamp). Então a vocalista está muito bem assessorada por aqui, e não faltam ganchos acústicos para fisgar o ouvinte na imersão das partes mais intensas.

Guz69

  • Share:

You Might Also Like

0 comments